Selecione o cadastro


 

Especial Febrava 2015

Editorial

Mais uma Febrava se passou! Considerado o maior evento da América Latina na área de refrigeração e climatização, este ano, mais que o lado comercial, a feira significou muito para nós da Chemours. Foi lá que nos apresentamos oficialmente ao mercado e pudemos demonstrar para nossos parceiros, clientes e amigos o quanto estamos energizados por nos tornarmos uma empresa independente, com mais agilidade e orientação regional, e com o desafio de manter, sob uma marca nova, todo o respeito e a admiração que o mercado reconhecia no negócio de fluidos refrigerantes da DuPont.

A feira também foi importante para demonstrarmos mais uma vez nosso compromisso com a inovação. Durante os quatro dias, os visitantes que passaram por nosso estande puderam entender um pouco mais sobre nossos produtos já consagrados, como Freon™, Suva™ e ISCEON™, além de conhecer nossa nova linha OpteonTM. Acreditamos muito nessa nova linha de produtos, uma vez que os fluidos refrigerantes HFOs trarão diversas vantagens para os clientes brasileiros, especialmente no que diz respeito ao seu baixo GWP. Por isso, já estamos trabalhando firme junto aos fabricantes de equipamento de refrigeração para que, em breve, Opteon™ esteja sendo utilizado em larga escala no Brasil.

Confira um balanço da feira nas próximas páginas. Boa leitura!

Maurício Xavier, diretor da área de Fluorquímicos da Chemours.

 

Notícias

Chemours se destaca em sua participação na Febrava 2015
Desde a primeira edição a Chemours participa da Febrava, anteriormente como DuPont e agora, em 2015, apresentando-se ao mercado como uma empresa independente, ágil, focada na química e nas necessidades do mercado brasileiro de refrigeração e climatização. Em todas as edições a empresa sempre se destacou e este ano não foi diferente.

Um dos destaques foi a sua já consagrada linha de fluidos refrigerantes das marcas Freon™, Suva™ e ISCEONTM. Reconhecidos por seu alto desempenho, segurança e qualidade, estão entre os produtos mais usados pelos técnicos, seja para equipamentos de refrigeração, climatização ou ar-condicionado automotivo.

Além disso, a Chemours mostrou ainda, pela primeira vez no Brasil, sua nova linha de fluidos refrigerantes da marca Opteon™. Os novos produtos HFOs combinam alto desempenho, segurança, sustentabilidade, e melhor custo-benefício. A linha Opteon™ possui baixíssimo potencial de aquecimento global e índice zero de degradação da camada de ozônio, representando o que existe hoje de mais inovador na área de fluidos refrigerantes em todo o mundo.

Outro destaque da Chemours na feira foram as palestras técnicas realizadas em uma sala especial do estande. Durante os quatro dias da feira, mais de 300 técnicos foram treinados e ouviram explicações sobre os produtos da empresa, além de dicas e orientações profissionais.

Linha Opteon™ da Chemours: o futuro dos fluidos refrigerantes
O crescimento da classe média mundial, que em 2030 pode atingir quase 5 bilhões de pessoas, deve aumentar também a busca por bens de consumo e pela melhoria na qualidade de vida da população, especialmente nos mercados emergentes. Por outro lado, a demanda por produtos mais sustentáveis, que atendam legislações ambientais cada vez mais exigentes, tende a crescer na mesma proporção.

Por isso, a Chemours aproveitou sua participação na Febrava 2015 para apresentar aos clientes brasileiros sua nova linha de fluidos refrigerantes, chamada Opteon™. Já comercializada nos Estados Unidos, Europa, Japão e México, a linha Opteon™ é formada por produtos HFO (hidrofluorolefina), que além de proporcionarem bom rendimento, tem zero potencial de degradação da camada de ozônio e baixíssimo potencial de aquecimento global. O fluido refrigerante Opteon™ YF, por exemplo, possui GWP menor que 1, e está alinhado à normativa europeia para ares-condicionados automotivos - que exige o uso de fluido refrigerante com potencial de aquecimento global (GWP, do inglês Global Warming Potential) abaixo de 150.

A Chemours prevê que haverá mais de 9 milhões de veículos em todo o mundo utilizando OpteonTM YF, específico para ar-condicionado automotivo, até o final de 2015. Por conta disso, a companhia dobrou a oferta desse fluido (HFO-1234yf) na planta de Zhonghao, na China, para atender a essa crescente demanda global. Em paralelo, a Chemours já desenvolveu e comercializa os fluidos para refrigeração comercial OpteonTM XP10 e XP40, que substituem o R-134a e o R-404A, respectivamente, e continua trabalhando em formulações para permitir que o produto também seja usado em outras aplicações, tais como residências e em chillers, por exemplo.

Além de apresentar a linha OpteonTM, a Chemours também realizou a palestra “Tendências em fluidos refrigerantes: a tecnologia Opteon™” no XIV Conbrava, que aconteceu paralelamente à feira. Nela, ressaltou mais uma vez a inovação do produto e apresentou dados sobre seu desempenho para condicionadores de ar residenciais, comerciais, automóveis e refrigeração comercial, demonstrando mais uma vez o compromisso e o pioneirismo da empresa.

Nova estrutura de marcas, mesma qualidade
A Chemours nasceu com a experiência de mais de 200 anos da DuPont na área de especialidades químicas e pretende atuar com mais agilidade e foco no mercado regional. Por isso, todos os processos de segurança, tecnologias, patentes, plantas, produtos e suas especificações, bem como os canais de distribuição e os serviços que vinham sendo prestados pela área de fluorquímicos da DuPont, permanecem inalterados.

Porém, a transição de uma marca para outra, especialmente nas embalagens dos fluidos refrigerantes, vai acontecer. Começando na Febrava, nos próximos meses de 2015 e ao longo de 2016, de forma gradual, os clientes começarão a perceber as mudanças. A principal delas é que as marcas Suva™ e ISCEON™ serão alteradas para Freon™. A ideia é simplificar o portfólio de produtos da empresa e facilitar sua identificação no mercado, utilizando uma marca já bastante conhecida pelos profissionais de ar-condicionado de todo o Brasil como sinônimo de qualidade.

“Além da Febrava, vamos participar também de outros de eventos e feiras de negócios do setor”, disse, Maurício Xavier, diretor do negócio de Fluorquímicos da Chemours para América Latina. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a divulgação de nossa nova marca e de nossos produtos para o mercado brasileiro”, finalizou.

Compromisso com a educação profissional
Com um faturamento de US$ 6.4 bilhões, 8 mil funcionários, atuação em mais de 130 países e com 55 plantas e laboratórios em todo o mundo, que proporcionam a seus clientes uma ampla gama de produtos e inovações, a Chemours não poderia deixar de se preocupar com a educação profissional dos técnicos que utilizam seus produtos.

Na área de refrigeração esse cuidado é mais evidente. Ainda como DuPont, a empresa foi uma das pioneiras em ministrar cursos e palestras para os técnicos de refrigeração em todo o país. Durante a Febrava, realizada em São Paulo, essa preocupação também esteve presente.

Em seu estande, a Chemours criou uma sala especial, na qual eram realizadas quatro palestras por dia, ao longo dos quatro dias do evento. Ao todo foram 16 palestras, que contaram com a presença de mais de 300 técnicos que puderam conhecer mais de perto a qualidade e o desempenho dos produtos da Chemours, além das tendências do mercado, a importância de se trabalhar com produtos que tenham garantia de origem e outras dicas do dia-a-dia profissional.

Esse compromisso da Chemours com a educação profissional ainda ultrapassa a feira, pois a companhia realiza palestras por todo o Brasil ao longo do ano. Acesse o site www.fluidosrefrigerantes.com.br e acompanhe a agenda de palestras de sua região.