Selecione o cadastro


Bons negócios!

Em um âmbito global, o setor HVAC-R apresenta perspectivas bastante positivas para o ano de 2014, segundo pesquisa realizada pela ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) junto a mais de mil fabricantes de todo o mundo.

O levantamento foi realizado ao final de 2013, em parceria com a organização da AHR Expo US – maior mostra do setor HVAC-R realizada no mundo, cuja edição mais recente ocorreu em janeiro nos Estados Unidos - e trouxe vários indicadores importantes para o mercado.

As perspectivas de negócios para 2014 no setor de refrigeração e condicionamento de ar, segundo a pesquisa, foram avaliadas como excelentes ou boas por 79% dos entrevistados, sendo que nove a cada dez fabricantes acreditam que as vendas aumentarão neste ano de 2014. Dentre eles, 32% expressaram confiança de que essa elevação será superior a 10%, e outros 27% apostaram num patamar de crescimento de 5% nos negócios.

Além dos temas comerciais, outro ponto bastante mencionado pelos fabricantes de sistemas HVAC-R foi a sua preocupação com a confiabilidade e segurança dos produtos. Eles entendem que estas são as principais expectativas e demandas de seus clientes e do mercado, juntamente ao fator “custo”. Esta conclusão mostra que a cada dia estes fatores serão mais decisivos para a boa relação comercial entre fabricantes, instaladores, mecânicos e outros profissionais do setor HVAC-R.

Percebe-se também que o improviso na manutenção de equipamentos, por exemplo – como o emprego de fluidos refrigerantes adulterados –, certamente será mais fiscalizado pela indústria, tudo para fortalecer ainda mais o setor em perspectivas de segurança e confiabilidade.

Esta pesquisa da ASHRAE – associação renomada do setor, fundada em 1894 e com mais de 54 mil membros em todo o mundo – só trouxe boas notícias ao setor e ficar atento a elas é fundamental para manter-se cada vez mais competitivo no mercado.

Bons negócios!

 

Maurício Xavier

Diretor de Negócios da Chemours Fluorquímicos para a América Latina.