Selecione o cadastro


Editorial

Da Rio+20 ao setor HVAC-R, a boa notícia é... 

Realizada recentemente na cidade brasileira do Rio de Janeiro, o evento ambiental Conferência Rio+20 teve como objetivo discutir a renovação do compromisso político das nações com o desenvolvimento sustentável.

Em virtude do evento, veículos de comunicação abordaram, entre outros temas, a tendência de implementação do chamado “selo verde” nas edificações, cuja obtenção pode ser auxiliada por meio da utilização de fluidos refrigerantes alternativos. Esta edição de Notícias Refrescantes preparou uma nota pontuando a importância de estar atento às tendências desse mercado, que podem se refletir no setor de refrigeração.

Destacamos também a emergente tecnologia de condicionamento de ar conhecida como VRF – Volume de Refrigerante Variável -, sobre a qual entrevistamos o engenheiro Carlos Wagner Ferreira, da Johnson Controls. Importante que você leia ainda o Cantinho do Dr. Retrofit, que nesta edição trata de medidas de segurança aplicáveis às operações de armazenagem de cilindros retornáveis de fluidos refrigerantes. Em relação aos graves acidentes registrados no Brasil e no mundo, causados pelo uso de fluidos refrigerantes sem garantia de origem, o Notícias Refrescantes aborda o tema com a valiosa colaboração do engenheiro José Romariz Filho, da Ingersoll Rand Trane, bem como do tecnólogo em mecatrônica da Hitachi do Brasil, Leandro Medeiros. Na seção Caso de Sucesso, você terá informações sobre o primeiro Retrofit realizado no México com emprego do fluido refrigerante Chemours ISCEON™ MO99™, que acaba de receber certificação da Divisão de Serviço Comercial da Carrier como o produto indicado para substituição do R-22 em equipamentos de refrigeração.

Em suma, esta edição traz um conteúdo bastante interessante sobre a dinâmica do setor HVAC-R e esperamos que vocês tenham uma boa leitura!

Até a próxima,

Maurício Xavier

Gerente de Negócios da Chemours Fluorquímicos para a América Latina