Selecione o cadastro


Dicas para a manutenção de Chillers

O setor de refrigeração industrial trabalha com diversas tecnologias, sendo que o equipamento mais comum encontrado é o Chiller, mais conhecido como resfriador de água. A DuPont selecionou algumas dicas sobre a manutenção desse equipamento largamente empregado em processos fabris. Anote!

Segurança – Lembre-se: antes da realização de qualquer reparo é fundamental o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Esse procedimento evita acidentes.

Energia – Atenção: mesmo depois de desligados, os circuitos de alimentação de energia do compressor podem se manter energizados. Fique atento ao interruptor de energia do sistema.

Vazamento de Fluido Refrigerante - Se houver vazamento durante a operação, é preciso recarregar o sistema com fluido idêntico ao perdido. No caso do chiller, os fluidos mais utilizados são R-134a, R-410A e R-407C.

Óleo Lubrificante - Os fluidos refrigerantes utilizados nos chillers trabalham com o óleo lubrificante sintético poliol ester ou POE. Sua falta no sistema, ou seu excesso, pode danificar o equipamento. Fique atento à quantidade certa a ser aplicada!

Filtro secador - É fundamental a substituição do filtro secador sempre que o sistema for aberto. A função do filtro é reter a umidade e as partículas sólidas que podem existir no sistema.