Selecione o cadastro


Fabricantes de equipamentos autorizam o uso da linha ISCEON™ em Retrofit

A troca dos fluidos refrigerantes HCFCs pelos HFCs tem mobilizado renomados fabricantes de equipamentos, entre eles Bitzer, Carrier, Delta Frio, Elgin, Komeco, Midea, Thermokey e Trane, a avaliarem as especificações técnicas de fluidos que podem ser aplicados em seus equipamentos. A principal preocupação dessas empresas é dar alternativas a seus clientes para que os mesmos possam aplicar em seus equipamentos já existentes, fluidos refrigerantes que não degradam a camada de ozônio. A linha de fluidos refrigerantes ISCEON™ foi adotado por esse grupo de marcas-líderes para a realização de Retrofit, após vários testes e pesquisas e que trouxeram excelentes resultados.

A Bitzer, por exemplo, acaba de produzir um boletim técnico onde recomenda a utilização dos alternativos ISCEON™ MO59 e ISCEON™ MO99 em seus equipamentos para os casos de substituição do HCFC existente.

Já a Carrier executou um programa técnico com duração de dois anos  para avaliar 17 fluidos refrigerantes em Retrofit. Selecionou o fluido ISCEON™ MO99™ e o especificou para Retrofit do fluido R-22 em chillers. O produto ISCEON™ MO99™ é também utilizado pela Carrier Corporation como parte de seu Programa de Conversão de Equipamentos HVAC-R com R-22.

Com objetivo de antecipar a eliminação dos HCFCs, a Delta Frio está empregando a linha ISCEON™ em todos os seus equipamentos que atualmente operam com os fluidos refrigerantes R-22, R-134a, R-402A, R-402B, R-404A, R-407C, R-409 e R-502. 

Para sua linha Split, a Elgin recomenda a utilização do fluido ISCEON™ MO29, em substituição ao R-22. Na linha de compressores, a fabricante especificou para Retrofit os fluidos ISCEON™ MO49Plus™ e ISCEON™ MO79.

Representantes, revendedores e assistências técnicas credenciadas da Komeco estão aptos a utilizar os fluidos refrigerantes ISCEON™ MO29 (R-422D) e ISCEON™ MO59 (R-417A) para Retrofits aplicados às linhas Split - High Wall, Piso Teto e Cassete.

Em comunicado a seus revendedores e assistentes técnicos, a Midea do Brasil informou que o Retrofit de sua linha Split pode ser executado com o fluido refrigerante ISCEON™ MO29.  

A Thermokey do Brasil realizou testes e pesquisas envolvendo o fluido ISCEON™ MO29 na substituição dos itens R-22 e R-404A em  equipamentos para supermercados. Segundo o fabricante, o emprego do HFC da Chemours foi permitido porque os resultados obtidos, principalmente ganhos tecnológicos e ambientais, foram excelentes.

Nos splits residenciais que utilizam compressores simples ou de velocidade, bem como nos sistemas de embalagem, a Trane passou a recomendar o fluido ISCEON™ MO99 na substituição do HCFC-22.

Dessa forma, pode-se perceber que a indústria avança para cumprir diretrizes do Protocolo de Montreal. A sociedade agradece!