Selecione o cadastro


Previna-se contra os fluidos sem garantia de origem

Do final de 2011 até os dias de hoje, o noticiário da cadeia do frio trouxe pelo menos uma dezena de reportagens em torno de acidentes provocados por fluidos refrigerantes sem garantia de origem. Houve explosões de contêineres refrigerados no Brasil e no Vietnã,  responsáveis pelo trágico falecimento de profissionais; adulteração de compostos na Austrália, Afeganistão, China, e na Índia; uma denúncia de importação irregular nos Estados Unidos; entre outros casos.

Os riscos decorrentes do evidente aumento na circulação de insumos de origem desconhecida têm mobilizado as empresas que primam pela qualidade. Produtos distribuídos por empresas idôneas prezam pela segurança de usuários e instaladores de refrigeração, uma vez que o fator qualidade é uma premissa para a comercialização de seus produtos.

De seu lado, a Chemours tomou uma série de medidas visando a garantir a segurança dos clientes. Adotou, por exemplo, a aplicação de um selo holográfico em todos os DACs de Freon™, Suva™ e ISCEON™, para diferenciá-los, garantindo a sua autenticidade. A companhia também realiza palestras em diversas regiões do Brasil, alertando para a importância de adquirir fluidos refrigerantes de procedência confiável.

O mais importante, no entanto, é estar atento no momento da compra do fluido. Confira no rótulo a marca, origem, composição e dados do fabricante, também verifique as condições da embalagem, peso e certifique-se de que o fluido é adequado à aplicação que se pretende fazer.