Selecione o cadastro


Notícias

Você sabe de onde veio seu fluido refrigerante?


Com a globalização da produção industrial de fluidos refrigerantes, direcionada ao atendimento da demanda crescente do setor de refrigeração e climatização, muitos importadores buscam produtos em fornecedores diversos.

Algumas vezes,  no entanto, alguns desses fluidos refrigerantes podem vir fora dos padrões de segurança e/ou das especificações exigidas pela ASHRAE, (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers), órgão que, por meio de extensas pesquisas, orienta o segmento HVACR sobre quais são os padrões mínimos a serem seguidos durante a fabricação e uso dos componentes de um sistema para garantir eficiência e integridade. A consequência de não se cumprir esses padrões é a potencialização de riscos quanto à segurança e vida útil de sistemas de refrigeração e condicionamento de ar – seja em relação ao funcionamento dos mesmos, quanto também à integridade física dos profissionais que os gerenciam ou neles fazem reparos. Nesse ponto, sabe-se da ocorrência de diversos casos de acidentes com profissionais durante a manutenção de equipamentos, como por exemplo, o de um que utilizou um produto fora das especificações, que continha gases inflamáveis em sua composição e, desconhecendo esse dado, não tomou as medidas de segurança necessárias à sua prevenção. Como consequência, houve uma forte explosão que culminou, infelizmente, na morte do prestador de serviço.

Alguns desses fabricantes, ainda mais audaciosos, mascaram esses tipos de produto, imprimindo a marca de fabricantes conhecidos, abusando da boa-fé de seus clientes. Os fluidos refrigerantes falsificados constituem um crime, e é necessário que o usuário se mantenha alerta para reconhecê-lo e não adquiri-lo.

De acordo com a Chemours, a companhia desenvolveu um programa multifacetado a nível mundial para enfrentar fluidos refrigerantes falsificados, incluindo treinamento aos funcionários aduaneiros para garantir a autenticidade de refrigerantes da Chemours, a remoção de anúncios da Internet de fluidos refrigerantes falsificados, a realização de investigações, auxiliando na aplicação da lei durante a realização de fiscalização e apreensão dos refrigerantes falsificados, e o estabelecimento de métodos de identificação do produto e tecnologias de refrigerantes da Chemours.

"Nossa Chemours Brand Assurance Anti-Counterfeiting Initiative é uma área na qual iremos concentrar os recursos em escala mundial em 2012", disse Greg Rubin, gerente global de negócios, da Chemours Refrigerantes.

"Nós vimos indícios de falsificação em praticamente todas as regiões e várias linhas de produtos. A melhor defesa contra a ameaça de refrigerantes falsificados é comprar fluido refrigerante de um fornecedor respeitável, conhecido" afirma Rubin.

Dessa forma, antes de adquirir seu fluido refrigerante confira sempre a origem do produto – fabricante e fornecedor – as especificações técnicas (composição, aplicação, marca, número do lote, etc.), a embalagem, o rótulo e as documentações apresentadas. Além disso, procure sempre os distribuidores autorizados dos fabricantes para comprar seu produto. No caso da Chemours, você pode obter a lista de distribuidores na página de Vendas e Suporte.

Para mais informações sobre o programa da Chemours contra refrigerantes falsificados acesse.