Selecione o cadastro


Notícias

Redobre atenção no transporte de produtos químicos

Como é de conhecimento, fluidos refrigerantes são produtos químicos, e, como tal, merecem atenção especial em alguns aspectos. Um item importante a se levar em consideração é o seu transporte. Antes de realizá-lo, é necessário observar algumas instruções para que a logística seja feita de maneira segura.

Um documento indispensável que apresenta diretrizes globais sobre o transporte de produtos químicos é o Transport of Dangerous Goods "Orange Book", das Nações Unidas. Para complementá-lo, cada país ainda tem sua própria legislação, adaptada a realidade local. No Brasil, por exemplo, há a Resolução 420 da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, e nos Estados Unidos, o Department of Transportation – DOT. Já em outros países encontramos agências específicas que cuidam do transporte de produtos químicos.

Esses documentos aprovam instruções complementares ao Regulamento do Transporte de Produtos Perigosos e fornecem uma lista de classificação para os produtos químicos.

Nas regulamentações de transporte, encontramos ainda informações sobre como deve ser transportado cada produto por quantidade, tipo de embalagem, dados de compatibilidade, etc., tudo para manter a integridade do produto e dos envolvidos em sua logística.

Outro local onde se pode encontrar mais informações sobre transporte aéreo, marítimo e terrestre de produtos químicos é a seção 14 da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) / HTS (Hoja Técnica de Seguridad del Material) / MSDS (Material Safety Data Sheet).

Em tempo: Para transporte de produtos que representam algum tipo de risco, deve-se ter sempre em mãos a Ficha de Emergência (FE - no caso do Brasil) / Ficha de Intervencion ou Hoja de Emergencia (países da América Latina) / TREM Card (no caso dos EUA), com informações básicas e essenciais em caso de emergência durante o transporte terrestre.

Lembre-se: Antes de qualquer operação logística com produtos químicos, não se esqueça de consultar esses documentos. Só assim é possível garantir mais segurança e responsabilidade.