Selecione o cadastro


Dr. Retrofit

A/C Automotivo: Posso usar o Suva™ MP39?


 



Como todo sistema, o A/C automotivo requer um fluido refrigerante próprio, que atenda plenamente as necessidades do equipamento e consiga manter um bom rendimento em sua aplicação

Para tanto, os fabricantes desse tipo de produto sempre buscam por novos fluidos que aumentem cada vez mais os benefícios para o usuário no tocante a performance do equipamento e meio ambiente.

Nesse sentido, os sistemas de ar condicionado automotivo antigos que operavam com R-12, um fluido refrigerante CFC restrito pela legislação, tem a necessidade de trocá-lo pelos novos produtos desenvolvidos e comercializados no mercado.  Essa mudança gera diversas dúvidas nos usuários, e tem sido comum perguntarem ao Dr. Retrofit, por exemplo, se o Suva™ MP39 pode substituir o R-12 nos sistemas de ar condicionado automotivo. Pode ou não pode?

Vamos lá: O fluido refrigerante Suva MP39 (R-401A) não foi desenvolvido para essa aplicação. Ele é indicado somente para uso em refrigeração comercial e/ou doméstica. Quando utilizado em A/C Automotivo, o Suva™ MP39 pode causar danos aos equipamentos e fazer com que o sistema opere incorretamente. Além disso, é um HCFC, e por possuir cloro em sua composição, degrada a camada de ozônio, tendo eliminação prevista pelo Protocolo de Montreal. 

Uma excelente opção técnica para substituir o R-12 em ar condicionado automotivo é o ISCEON™ MO49Plus (R-437A), cujos principais benefícios são os seguintes: 

·         ISCEON™ MO49Plus é um HFC, ou seja, não degrada a camada de ozônio e não apresenta restrições do Protocolo de Montreal; 

·         A substituição é simples. Na maior parte dos casos, não exige modificações no sistema original, pois ISCEON™ MO49Plus é compatível com óleo OM, AB e POE e opera com PAG.

Vale lembrar que para Retrofit em condicionadores de ar automotivo com R-12, é determinante que se verifiquem as condições de mangueiras e "o-rings". A idade e a condição do sistema podem obrigar a substituição desses componentes. Para mais informações, consulte o guia de Retrofit do ISCEON™ MO49Plus. E não esqueça de ter em mãos, sempre, a sua FISPQ.