Selecione o cadastro


Notícias

7 passos para o manuseio seguro do Suva™ 410A

Conhecer as características de cada fluido refrigerante, e fazer seu manuseio corretamente durante a aplicação, é a maneira mais segura que conhecemos para trabalhar seguindo as boas práticas da refrigeração. A seguir, você confere dicas para operações seguras envolvendo Suva™ 410A, também conhecido como R-410A, substituto do R-22 e indicado para condicionadores de ar tipo janela, splits e mini-splits, por exemplo.

1- Conheça bem o fluido refrigerante Suva™ 410A e suas aplicações
O Suva™ 410A é um blend (mistura de dois componentes) que apresenta zero de ODP (potencial de degradação da camada de ozônio) e pressões de trabalho mais altas que as do R-22. Deve ser utilizado somente em equipamentos novos, projetados originalmente para funcionar com ele. O aumento do desempenho de equipamentos que contêm Suva™ 410A chega a ser 60% maior em comparação ao R-22. As propriedades físicas e químicas de ambos, no entanto, são similares.

2- Siga as orientações de segurança
É indispensável ter conhecimento sobre a pressão ideal de trabalho do Suva™ 410A; sobre os limites de exposição ao produto, uso de equipamentos de proteção individual e outras informações referentes a manuseio e controles de exposição. Em geral o Suva™ 410A pode ser manuseado da mesma maneira que o R-22, exceto em relação à pressão de trabalho. Informe-se detalhadamente sobre este aspecto.

3- Armazene e transporte o Suva™ 410A com responsabilidade
Os requisitos para armazenamento são os mesmos requeridos pelo R-22 e outros refrigerantes. Os cilindros devem ser armazenados em local limpo, seco e longe de fontes de ignição. A temperatura do local não deve ultrapassar 52ºC.

4- Use ferramentas de trabalho adequadas
Os cilindros usados para o Suva™ 410A foram adequados para suportar pressões mais altas. Sendo assim, o manômetro e os demais equipamentos também deve ser compatíveis com a pressão do Suva™ 410A.

5- Prepare-se para agir em caso de emergência
Em caso de vazamentos, evacue a área e a ventile até que todo o fluido refrigerante seja dissipado.
Só permaneça no local do vazamento se estiver utilizando um equipamento de respiração autônoma.

6- Observe a pressão
A pressão de vapor do Suva™ 410A é mais alta que a do R-22. Entretanto, é mais baixa quando comparada a outros gases usados rotineiramente, como o oxigênio e o nitrogênio.

7- Recupere o fluido de maneira correta
O cilindro de recuperação do Suva™ 410A deve ser apropriado para receber o fluido, que apresenta pressão mais elevada que a do R-22.

Lembre-se: Ao seguir esses 7 passos você garantirá o manuseio seguro do Suva™ 410A e obterá alta performance nas aplicações.