Selecione o cadastro


Notícias

Redução da oferta de HCFCs leva à busca por novas alternativas




Para atender às determinações do Protocolo de Montreal, os países da América Latina terão congeladas em 2013 as importações de produtos que degradam a camada de ozônio. Portanto, é bom lembrar que de agora até 2030 esses compostos serão praticamente eliminados do mercado, um cenário que já traz a consequência imediata da redução da oferta de fluidos refrigerantes HCFCs, como o R-22, por exemplo. A limitação na importação desses produtos, somada ao crescimento acelerado de negócios nos setores de refrigeração e condicionamento de ar, faz crer que a tendência quanto a menor oferta de R-22 e outros compostos do gênero será confirmada bem antes do que muitos profissionais e empresas esperam.

De outra maneira, há uma boa notícia: a utilização dos fluidos alternativos vem aumentando expressivamente nos países da América Latina. Esses produtos já estão sendo adotados em escala nos equipamentos que saem de fábrica nos dias de hoje, e também já há alternativos disponíveis para serem aplicados em equipamentos usados, em substituição aos HCFCs, o que permite aproveitar a vida útil dos mesmos.

Esses fluidos alternativos se tratam de produtos que não degradam a camada de ozônio e ao mesmo tempo asseguram bom desempenho aos equipamentos de refrigeração e condicionamento de ar. E mais: a substituição dos HCFCs por HFCs, através do Retrofit, em geral, se constitui numa operação simples e de ótima relação custo-benefício. O corpo técnico da Chemours tem realizado com sucesso uma série de operações de Retrofit com emprego de HFCs, produtos que, se por um lado são tecnicamente muito similares aos HCFCs, por outro trazem o diferencial de atender à legislação do Protocolo de Montreal.
Confira abaixo alguns exemplos de alternativos para o HCFC 22:

 

Substitutos do R-22

Equipamentos Novos – Refrigeração

Suva™ 404A (R-404A)

Suva™ 507 (R-507)

Equipamentos Novos – Climatização

Suva™ 410A (R-410A)

Suva™ 407C (R-407C)*

Equipamentos Novos e Retrofit

ISCEON™ MO29 (R-422D)

Novo produto: confira na FEBRAVA

*Exige mudanças no óleo lubrificante e válvulas de expansão.