Selecione o cadastro


Dr. Retrofit

Centrais de reciclagem e a destinação correta dos produtos recolhidos



 

Com a restrição da legislação e o surgimento do cronograma de eliminação dos HCFCs, surgem, naturalmente, dúvidas quanto à destinação correta dos fluidos refrigerantes recolhidos. Pois aqui vão algumas dicas:

  • Armazene sempre o fluido recolhido em cilindros que contenham válvulas de serviço
  • Nunca misture, num mesmo cilindro, fluidos refrigerantes que tenham diferentes composições
  • Identifique claramente o cilindro de serviço, informando principalmente o tipo de fluido refrigerante nele contido.

Feito isso, o fluido recolhido pode ser encaminhado às centrais de reciclagem homologadas em seu país. Ao entregá-lo a uma das centrais, é importante solicitar a emissão de uma Carta de Anuência. Esta é a maneira mais segura, e reconhecida pelos órgãos competentes, de se comprovar que a destinação final do produto foi realizada de maneira correta. E lembre-se de que o fluido regenerado ou reciclado poderá ser revendido, de acordo com as especificações de qualidade.

Entre em contato com a Chemours e saiba quais são as centrais de reciclagem indicadas.

Nota: Segundo o portal Ambiente Gelado, o Plano Nacional de Eliminação de CFCs – PNC instalará 114 unidades descentralizadas para recolhimento e reciclagem de fluidos refrigerantes CFCs, HCFCs e HFCs. Todas serão compostas por maquinário de reciclagem, cilindros e ferramentas e abertas em todo o território nacional, conforme Portaria nº 462 de 22 de dezembro de 2009, editada pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, publicada pelo DOU em 23 de dezembro de 2009, seção 1, páginas 141 e 142.