Selecione o cadastro


Dr. Retrofit

Antes de comprar, leia bem o rótulo

 

  Diversos problemas têm sido relatados aos especialistas do setor por conta da utilização dos fluidos refrigerantes de procedência duvidosa. Precisamos reforçar aos amigos o que já dissemos aqui muitas vezes: tem sido comum, infelizmente, a presença de produtos no mercado cuja qualidade não condiz com as normas vigentes, e que são vendidos como algo muito diferente do que está descrito no rótulo.

Quando o comprador não busca mais informações sobre o produto, aumentam as chances de que adquira um fluido refrigerante de baixa qualidade. Dessa forma, tornam-se corriqueiros os casos de quebras de equipamentos, paradas de compressores, perda de rendimento dos sistemas e os demais problemas que o amigo já conhece.

Por isso fique ligado no que diz o rótulo da embalagem de fluido refrigerante que você compra. Só compre de fabricantes conhecidos, pois fabricantes desconhecidos e rótulos suspeitos formam uma mistura que pode ser, literalmente, explosiva. Não custa reforçar também que cada categoria de fluidos refrigerantes exige cuidados específicos de manuseio, que variam de acordo com sua composição. Os profissionais da área devem ser intensivamente treinados e também conhecer os fluidos com os quais irão trabalhar. Até a próxima!