Selecione o cadastro


Dr. Retrofit

Registro dos parâmetros de desempenho

 

 

A realização de Retrofit com ISCEON™ é uma prática que tem se tornado cada vez mais frequente na substituição do R-22 e demais fluidos refrigerantes à base de HCFCs e CFCs. Este procedimento viabiliza a rápida adequação de equipamentos às diretrizes fixadas pelo Protocolo de Montreal.

Entretanto, para que seja possível identificar os benefícios trazidos pelo Retrofit, é muito importante verificar a performance do equipamento antes e após a realização do procedimento. Os principais parâmetros que devem ser observados são:

  • Quantidade de fluido refrigerante carregada no sistema
  • Temperatura Ambiente no momento da aferição do sistema (ºC)
  • Corrente Elétrica do Compressor
  • Pressões de Sucção e de descarga
  • Temperaturas na linha de liquido, de insuflamento, de sucção, de condensação e de evaporação
  • Superaquecimento e sub-resfriamento

Esses dados são importantes não apenas por possibilitar a comparação de desempenho, mas também para garantir que o equipamento esteja em boas condições de operação. Caso seja identificada alguma falha de funcionamento, ou avaria no equipamento a ser retrofitado, o mesmo deve ser reparado antes do Retrofit.

Cumprir esta importante etapa, prévia ao Retrofit™, é uma das principais maneiras de controlar as variáveis que podem surgir na operação, evitando problemas futuros. 

Por isso, caro amigo, antes do Retrofit™, caneta e tabela na mão para verificar e registrar os dados de operação do equipamento.

Voltar