Selecione o cadastro


Cantinho do Dr. Retrofit

Quando e como utilizar ISCEON™ MO29 e ISCEON™ MO59 

Na substituição do R-22, o ISCEON™ MO29 e o ISCEON™ MO59 são produtos que se destacam pela facilidade de Retrofit, e que asseguram rendimento satisfatório aos sistemas nos quais são utilizados.

Embora existam algumas aplicações nas quais é possível fazer o Retrofit com qualquer um dos dois produtos, é importante que reforcemos duas questões técnicas fundamentais:

 

  • Os dois produtos NUNCA devem ser misturados, pois possuem composições diferentes e isso alteraria o comportamento termodinâmico do fluido.
  • O ISCEON™ MO59 é recomendado apenas para equipamentos com capacidade igual ou inferior a 5 TRs (ou 60.000 Btu/h), sendo comumente utilizado em ACJs e Splits que se enquadrem nessas condições.

Por sinal, a aplicação do ISCEON™ MO29 é mais abrangente, pois além de incluir as aplicações indicadas para o ISCEON™ MO59, pode ser utilizado em equipamentos com capacidade superior a 5 TRs, como Selfs e equipamentos de refrigeração por expansão direta para médias e baixas temperaturas. 

A ilustração abaixo esquematiza as aplicações indicadas para cada produto, evidenciando os casos em que o usuário conta com duas opções de fluido refrigerantes da linha ISCEON™.