Selecione o cadastro


Fabricantes de compressores homologam modelos para a linha Opteon™

A fim de seguir as normas do Protocolo de Montreal com a Emenda de Kigali, e atender às diretrizes e legislações vigentes, o mercado de refrigeração segue se modernizando. Fabricantes de compressores herméticos, como a Tecumseh e a Emerson Climate Technologies, são exemplos de que o segmento está se adequando à realidade atual. Ambos anunciaram uma nova série de compressores que estão qualificados para o uso dos fluidos refrigerantes alternativos, não inflamáveis e de baixo potencial de aquecimento global (GWP). Como protagonista desta nova geração de fluidos que são à base de hidrofluorolefinas (HFO), a linha Opteon™ já está sendo implementada por esses fabricantes.

A Tecumseh tem compressores qualificados para uso de Opteon™ XP40 e Opteon™ XP44. Já a Emerson Climate Technologies, além do Opteon™ XP40, também disponibiliza compressores que estão qualificados para utilizar Opteon™ XP10.

A Embraco também está investindo em novas soluções de baixo potencial de aquecimento global. Para aplicações comerciais leves, tanto em baixa como em média pressão, a empresa optou por Opteon™ XP10 (R-513A), fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO), como alternativa ao hidrofluorcarbono (HFC) R-134a.

Pensando também em alternativas com baixo GWP, a Midea deverá usar o Opteon™ XL55 (R-452B) como substituto ao hidrofluorcarbono (HFC) R-410A, em sistemas unitários de ar condicionado vendidos no mercado norte-americano.

Já a Bitzer aprovou o uso de Opteon™ YF (R-1234yf) e Opteon XP10 (R-513A) em suas linhas CSH e CSW de compressores compactos. Além disso, a empresa homologou a utilização de Opteon™ XP10 e Opteon™ XP40 (R-449A) nos compressores Ecoline - e Opteon™ XP40 nos equipamentos da série HSK/HSN.

Este cenário mostra que a adaptação de novos equipamentos à nova geração de fluidos refrigerantes é a prova de que o mercado está caminhando para uma cultura de cuidado com o meio ambiente, por meio do uso de tecnologias mais sustentáveis.