Selecione o cadastro


Chemours inaugura primeira planta produtiva de Freon™ 410A no Brasil

A Chemours inaugurou oficialmente no dia 28 de março sua mais nova unidade produtiva no Brasil. Localizada em Manaus, a planta será a primeira a produzir R-410A (Freon™) no país. Freon™ é um fluido HFC que não degrada a camada de ozônio e cuja aplicação é feita em condicionadores de ar domésticos e comerciais e em bombas de calor.

A produção da nova unidade é destinada aos fabricantes de ar-condicionado de Manaus e, ainda em 2017, atenderá aos demais países da América do Sul, como a Argentina. A capacidade produtiva é de oito mil toneladas por ano, mas deve aumentar em breve, pois há planos de expandir este número a partir da produção local de Opteon™ no futuro.

A nova planta vai trazer benefícios para os clientes da região de Manaus, visto que o tempo de entrega dos produtos irá reduzir em 90%. “Essa unidade representa um importante passo para a Chemours, pois registra o compromisso com nossos clientes. Fortalecemos nosso relacionamento com aqueles que atendemos localmente e, além disso, reforçamos nossos objetivos de expandir os negócios na região”, comenta Maurício Xavier, presidente da Chemours no Brasil.

O gerente de negócios de Fluorquímicos da Chemours, Renato Cesquini, explica que Freon™ 410A é bastante utilizado na fabricação de equipamentos de ar-condicionado residencial e comercial, inclusive aqueles com a tecnologia Inverter, que está sendo muito demandada ultimamente. “Este fluido refrigerante tem substituído o R-22 em ares-condicionados, permitindo que os países se adequem às normativas do Protocolo de Montreal para eliminação de HCFCs”.

Além disso, equipamentos que utilizam R-410A apresentam melhoria da eficiência energética em até 45%, quando comparado com o fluido R-22. Freon™ 410A tem zero potencial de degradação da camada de ozônio, e é uma alternativa segura ao R-22 (HCFC), pois apresenta alto desempenho e não é inflamável. “Trazer essa tecnologia para produção local é um marco para todo o mercado brasileiro”, complementa Cesquini.  

Inauguração Fábrica

Inauguração Unidade Produtiva de Freon™ 410A da Chemours. Manaus/AM