Selecione o cadastro


Editorial

Os primeiros meses do ano já mostraram que este será um período de grandes novidades para o setor de refrigeração. A começar pela inauguração da primeira unidade produtiva do fluido R-410A a ser estabelecida no Brasil e na América Latina. Com o compromisso de estar sempre perto de seus clientes, a Chemours trouxe a produção do HFC Freon™ 410A para a cidade de Manaus, região norte do país. Em operação desde março, a nova planta representa uma redução de 90% no tempo de entrega do fluido aos fabricantes de ar-condicionado da região, e atenderá ainda a América do Sul.

Acompanhando a evolução da indústria, nesta edição você saberá mais sobre os fabricantes de compressores herméticos Tecumseh e Emerson Climate Technologies, que já estão se adequando às novas exigências de acordos internacionais, como o Protocolo de Montreal com a Emenda de Kigali. Ambas empresas anunciaram uma nova série de compressores qualificados para o uso dos fluidos refrigerantes alternativos, não inflamáveis e de baixo potencial de aquecimento global (GWP). Indústrias como Midea, Embraco e Bitzer também estão optando por fluidos refrigerantes à base de hidrofluorolefina (HFO), como alternativa ao hidrofluorcarbono (HFC). Um dos protagonistas desta nova geração de produtos trata-se da linha Opteon™, que já está sendo implementada por estes fabricantes.

Falando em novidades, recentemente a ASHRAE realizou atualizações em suas normas, que consideram mudanças na concepção de segurança, construção, instalação e operação de sistemas de refrigeração, além de relacionar três novos fluidos refrigerantes puros e 27 novos blends. Estar por dentro de atualizações como esta faz toda diferença para execução de um trabalho de alto desempenho, e quando falamos em performance, não podemos nos esquecer dos procedimentos de segurança ao lidar com fluidos refrigerantes. O uso de EPIs nunca sai de moda e é indispensável para um trabalho seguro e eficaz.

Por fim, já deixo aqui nosso convite para a FEBRAVA 2017. A Chemours marcará presença no evento, que acontecerá de 12 a 15 de setembro, em São Paulo. Anote em sua agenda e programe-se para nos visitar e aproveitar a oportunidade de conhecer as grandes tendências para o setor de fluidos refrigerantes.

 

Boa leitura!

Maurício Xavier
Presidente da Chemours no Brasil
Diretor de Fluorquímicos da Chemours para América Latina