Selecione o cadastro


Segurança: Normas para fluidos refrigerantes

Regras e normas existem para garantir o cumprimento de determinadas atividades e/ou garantir a segurança de quem as executa. No caso dos fluidos refrigerantes elas são ainda mais importantes e é por isso que existem as normas de segurança, que regulamentam o setor e ajudam os profissionais a realizarem seu trabalho da maneira correta. Dentre elas, temos a NR n° 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, do Ministério do Trabalho e Previdência Social; a resolução nº 420, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regulamenta o transporte de produtos perigosos; e as normas ASHRAE.

Um exemplo da norma ASHRAE é a n° 34 (ISO 817), que indica o nível de toxicidade e flamabilidade dos fluidos refrigerantes.

A classificação determinada pela norma é a seguinte:

Toxicidadecrônica (exposição prolongada)

  • Classe A - Compostos cuja toxicidade não foi identificada, conforme os limites estabelecidos.
  • Classe B - Foram identificadas evidências de toxicidade.

Flamabilidade*

  • Classe 1 - Não se observa propagação de chama em ar.
  • Classe 2 - Limite inferior de flamabilidade (LFL) a 0,10kg/m3 e Poder Calorífico inferior a 19.000 kJ/kg.
  • Classe 2L – Classe 2 com velocidade de queima menor que 10 cm/s.
  • Classe 3 - flamabilidade elevada, caracterizando-se por (LFL) menor que 0,10kg/m3 ou Poder Calorífico superior a 19.000 kJ/kg.

Para ilustrar, vamos utilizar o segmento de refrigeração industrial (frigoríficos, indústrias alimentícias etc.), onde é comum encontrar dois tipos diferentes de fluidos refrigerantes: Amônia e os Fluidos Refrigerantes Halogenados.

No caso dos Halogenados, a norma classifica os HFCs, substitutos dos CFCs e HCFCs, como A1, por não apresentarem nível de toxicidade (A) e flamabilidade (1). Já a Amônia, muito utilizada em sistemas de refrigeração industrial devido à sua capacidade de refrigeração, é classificada como B2L, sendo tóxica (B) além de apresentar classe 2L de flamabilidade.

Norma ASHRAE

Refrigerante

Classe

(HFC) R-134a

A1

(Amônia) R-717

B2L

Diferentemente dos fluidos halogenados, o uso da Amônia deve ser, na maioria das vezes, restrito a locais afastados de áreas muito povoadas, e as instalações industriais devem considerar que sua operação seja supervisionada por pessoal técnico especializado.

Portanto, como profissional, esteja sempre atualizado sobre as normas de classificação e de segurança de fluidos refrigerantes. E claro: utilize apenas produtos de qualidade e com a garantia de origem reconhecida.

 

*Dentro dos padrões da norma ASTM E681 -09(2015)