Selecione o cadastro


Qualidade olímpica

No mês de agosto, acontecerão os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, evento que é realizado pela primeira vez na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México, em 1968. Além da festa esportiva, o evento também significa diversas oportunidades de negócio, inclusive para o setor HVAC-R.

Hotéis, bares, lojas, restaurantes, e mesmo o cidadão comum, proprietário de um imóvel que permite a locação, estão investindo em sistemas e equipamentos de refrigeração e climatização, com o objetivo de receber os turistas e torcedores com o conforto de um ambiente climatizado.

Por conta disso, os técnicos e as empresas especializadas em refrigeração tendem a ter um aumento na demanda de serviços. Mas nesse cenário, mais do que nunca é preciso estar atento à qualidade dos produtos comercializados. Os fluidos refrigerantes, por exemplo, estão no centro das atenções.

Infelizmente, ainda existem empresas e profissionais que insistem em oferecer produtos que não atendam os padrões mínimos de qualidade e, dessa forma, acabam por colocar em risco quem os usam e/ou os manipulam.  Todo mundo tem uma história para contar sobre incidentes e acidentes, inclusive com vítimas fatais, resultado de produtos de baixa qualidade, adulterados ou sem garantia de origem.

O problema é tão grave que o FBI, a polícia federal americana e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) abriram uma investigação para apurar possíveis incêndios fatais que possam ter sido causados por fluidos refrigerantes adulterados, fora das especificações de qualidade da ASHRAE e, que estariam sendo utilizados como alternativas para o R-22.

É por isso que o profissional deve estar atento ao fluido refrigerante que adquire e saber a procedência do produto. Confira no rótulo o nome ou a marca, razão social e CNPJ do fabricante; número do lote e peso líquido; características e composição do fluido; e a origem. Verifique também se há avarias e vazamentos nos cilindros e/ou danos no lacre e nas etiquetas, desconfie de preços muito baixos, além, é claro, de adquirir o produto apenas de fornecedores idôneos e de tradição no mercado.

Com essa atitude, é possível fazer o seu trabalho corretamente, garantindo a sua segurança e a de seus clientes, além de contribuir com a beleza e a festividade dos Jogos Olímpicos.