Selecione o cadastro


Opteon™ XP40: novo fluido para refrigeração comercial

A área de refrigeração comercial está em constante desenvolvimento, visando sempre a melhoria da eficiência energética e dos aspectos ambientais. Nesse sentido, uma nova linha de fluidos refrigerantes vêm auxiliar aos usuários desse setor a obter benefícios nesses dois campos, além de atender às legislações internacionais.

Trata-se da linha de produtos Opteon™, já muito utilizada nos Estados Unidos, Europa e Japão, agora também disponível no Brasil e México, composta por produtos à base de Hidrofluorolefina (HFO), que podem substituir os HCFCs e os HFCs.

No caso específico de refrigeração comercial, em especial para aplicação em supermercados, o destaque da linha vai para Opteon™ XP40. Trata-se de um produto não inflamável, com zero potencial de degradação da camada de ozônio e baixo potencial de aquecimento global, considerado como uma excelente opção para varejistas e supermercadistas, que precisam instalar novos equipamentos ou os que desejam realizar Retrofit em seus sistemas.

Supermercados na Europa e Estados Unidos já realizaram Retrofit de R-507, R-404A e R-22 para Opteon™ XP40. Na mudança dos HFCs para o HFO, a redução do consumo energético foi da ordem 3% a 12%, com a necessidade mínima de ajustes nos sistemas.

Além da melhora na eficiência energética, o produto apresenta o que há de mais inovador em soluções de zero ODP e baixo GWP, demonstrando uma redução de 67% do GWP comparado ao R-404A. Veja abaixo tabela comparativa:

 

Média Temperatura

Baixa Temperatura

R-404A

Opteon™

R-404A

Opteon™

Temperatura Ambiente

28ºC

35ºC

28ºC

35ºC

Consumo de Energia

-8%

-12%

-3%

-4%

Temperatura de Descarga

+5.4ºR (+3K)

+3.6ºR (+2 K)

+9ºR (+5K)

+9ºR (+5K)

Nível de GWP

3.943

1.282

3.943

1.282

*GWP= AR5 – Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
*O símbolo + significa um aumento e - uma redução em relação ao R-404A.

Devido a previsão de aumento da demanda global pelos produtos da linha, está sendo construída pela Chemours uma nova unidade de produção no Texas, Estados Unidos, que irá triplicar a capacidade de fabricação dos produtos Opteon™. Essa será a maior instalação do mundo para a fabricação de HFO (hidrofluorolefina) e atenderá diversas regiões do mundo, como a América Latina, América do Norte e Europa.