Selecione o cadastro


Dicas sobre como evitar vazamentos

Um item que não pode ficar de fora na hora da manutenção dos equipamentos de refrigeração é a verificação sobre a existência de vazamentos de fluidos refrigerantes. O Notícias Refrescantes separou aqui algumas dicas para ajudar você a diagnosticar e evitar vazamentos em sistemas HVAC-R:

·         Cuide da sua segurança pessoal:

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental. Em casos de fluidos classe A1, você deve* usar as luvas, óculos e calçados de proteção, além de uma blusa de manga comprida e calça longa. Já no caso de fluidos perigosos, classificados com B1, B2 ou B3, além de todos esses EPIs é fundamental que o profissional use uma máscara conforme a toxicidade do produto.

*ATENÇÃO – Cada aplicação exige um EPI diferente, verifique sempre quais os necessários na ficha de segurança do produto.

·         Redobre a atenção com as tubulações:

Mesmo que a manutenção não esteja relacionada a vazamentos, é fundamental que o profissional que a realiza verifique sempre o estado das tubulações. Só assim é possível evitar que ocorram vazamentos.

·         Vedação:

Atenção redobrada também nos anéis de vedação de todo o sistema. Se eles estiverem mal posicionados ou mesmo gastos, o vazamento poderá ocorrer.

·         Fluidos Adulterados:

Use apenas fluidos refrigerantes com garantia de origem. Fluidos adulterados ou de má qualidade, se utilizados, podem se tornar mais ácidos, danificando os componentes do sistema, possibilitando um vazamento ou até mesmo um acidente mais grave.