Selecione o cadastro


Fluidos refrigerantes: o futuro é agora

Um dos setores responsáveis por atender as necessidades de uma população que não para de crescer é o de Refrigeração e Ar-Condicionado. Por isso, todo o setor de HVAC-R está investindo em novas tecnologias, em especial nos fluidos refrigerantes.

Durante a Febrava 2015 a Chemours apresentou a linha Opteon™, que reúne o que há de mais inovador na indústria hoje. Os fluidos Opteon™ são HFOs ou hidrofluorolefinas, composto que vem sendo desenvolvido em anos de pesquisas, e possuem características termodinâmicas bastante parecidas com as dos HCFCs e HFCs, tecnologias atualmente aplicadas no mercado.

A linha Opteon™ foi desenvolvida seguindo quatro premissas principais: segurança e sustentabilidade, desempenho, custo-benefício e disponibilidade comercial. Os produtos da linha indicados para refrigeração comercial e ar-condicionado automotivo já estão disponíveis comercialmente na Europa, Estados Unidos e Japão, e agora chegam ao Brasil e México.

Com características ambientais superiores aos HFCs, com zero potencial de degradação da camada de ozônio e baixo potencial de aquecimento global, os produtos da linha Opteon™ ainda possibilitam, em muitos casos, ganhos em eficiência energética. 

A Chemours acredita que investir em soluções mais sustentáveis é um caminho que toda a indústria de ar-condicionado e refrigeração irá seguir naturalmente. Por isso, foi uma das pioneiras no desenvolvimento e aplicação dos HFOs e trabalha continuamente para que, em breve, o mercado latino-americano acompanhe à tendência global de adoção dos produtos da linha Opteon™.