Selecione o cadastro


Climatização inteligente: A Internet das Coisas chega ao ar-condicionado

A internet já é parte integrante da vida das pessoas. Diariamente, é possível ter acesso a uma infinidade de informações e entretenimento, seja pelo celular ou no computador. Agora, essa tecnologia começa a se expandir para aparelhos eletroeletrônicos, por meio da chamada Internet das Coisas (IoT, em inglês).

A Internet das Coisas possibilita que, com a instalação de sensores e placas de conectividade, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos conectem-se a internet e possam ser controlados remotamente, por aplicativos de celular. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, já é possível ligar e desligar o aparelho à distância, assim como selecionar o modo e a temperatura que o usuário preferir e assim, chegar em casa e encontrar o ambiente já climatizado.

Especialistas em cibersegurança, contudo, alertam para os potenciais riscos, caso o produto não seja desenvolvido corretamente. Sem o nível de proteção adequado, hackers poderiam invadir o sistema e controlar os aparelhos, causando sobrecarga e dano ao ar-condicionado.

Entretanto, considerando o uso correto da tecnologia, o avanço irá possibilitar o desenvolvimento de casas inteligentes, nas quais será possível controlar o consumo de água e energia, e também tornar o ambiente mais seguro, adequado e confortável para os moradores.