Selecione o cadastro


Ar-condicionado doméstico: Dicas para Manutenção


As altas temperaturas dos últimos períodos de verão impulsionaram a procura por equipamentos de ar-condicionado doméstico e, segundo a ABRAVA, espera-se um crescimento de 11% em vendas desta categoria em 2018.

Isso representa uma ótima perspectiva para os profissionais de manutenção do setor, e, por isso, listamos algumas dicas para a boa conservação e higienização do produto:

 

• Instruções do fabricante: no momento da instalação e manutenção é importante sempre checar o manual de instruções do fabricante que acompanha os produtos, é importante lembrar o manual traz as indicações acerca da qualidade do fluido a ser utilizado no equipamento;

• Limpeza: é necessário executar a limpeza dos filtros e do gabinete em intervalos regulares. Em grandes centros urbanos, recomenda-se a limpeza a cada duas semanas;

• Lugares com poluição no ar: Em regiões de alto índice de poluição, a limpeza do filtro interno do evaporador pode ser realizada pelo própro dono do equipamento. O profissional que realizar a instalação deve orientá-lo sobre isso;

• Limpeza externa: É importante que o técnico também informe ao dono do aparelho que, na parte externa, para evitar riscos, passe apenas um pano seco macio. Não deve ser usado produtos químicos ou água. Além disso, deve-se preservar a área ao redor dos condensadores, resfriados a ar, livre de folhas ou resíduos que prejudiquem a troca térmica;

• Vazamentos: É necessário checar de maneira periódica a existência de vazamentos. Caso um seja identificado, o técnico deve imediatamente realizar a manutenção necessária a fim de saná-lo e caso seja necessário, realizar a carga do fluido refrigerante para manter o bom funcionamento do ar-condicionado.

Atenção: a carga de fluido só deve ser completada quando o superaquecimento sofrer alteração, não devemos adicionar fluido ao sistema como medida preventiva contra vazamentos! Vale lembrar que a carga de fluido deve ser sempre feita em medida de massa de fluido refrigerante, por isso, é necessário ter em mãos uma balança calibrada. Tais práticas evitam a sobrecarga e eventual risco de explosão de sistemas de ar condicionado. Para recarregar de maneira segura o sistema, é importante utilizar um fluido refrigerante de boa qualidade, livre de impurezas e umidade. Nossa recomendação é que utilize um fluido da marca Freon™, da Chemours, fabricante reconhecido no mercado por sua qualidade.

• Cuidados com circuitos elétricos: Ao se realizar a limpeza tanto externa quanto interna do equipamento, certifique-se que este se encontra desligado. Isso evita possíveis acidentes com choques e descargas elétricas elevadas.

Para residências ou ambientes com uso frequente, recomenda-se que os serviços listados acima sejam realizados a cada seis meses. Se o uso for baixo, a manutenção pode ser feita anualmente.  

 

Para ver mais Boletins Informativos, clique aqui.