Selecione o cadastro


Supermercados adotam linha Opteon™ e obtém economia de energia

Atualmente no setor de refrigeração comercial, os Supermercados são os pioneiros na utilização de fluidos refrigerantes com zero potencial de degradação da Camada de Ozônio e baixo potencial de Aquecimento Global (GWP) em seus sistemas. Entre as novas soluções, está a linha Opteon™, da Chemours, com fluidos HFO que aliam desempenho, sustentabilidade, segurança e custo-benefício para aplicações em refrigeração e climatização.

A linha Opteon™ está sendo adotada em diversas lojas no mundo, inclusive no Brasil, com mais de 2000 supermercados somente em 2017. Selecionamos dois supermercados brasileiros que optaram por introduzir em seus sistemas o fluido refrigerante Opteon™. Veja mais detalhes e os benefícios que eles obtiveram abaixo:

 

  • O Supermercado ABC, rede de supermercados mineira com 37 lojas distribuídas na região, realizou um Retrofit em uma de suas lojas em seus balcões de refrigerados. A loja utilizava em seu sistema de refrigeração o fluido refrigerante R-404A (HFC), o qual foi substituido pelo Opteon™ XP40 (R-449A). Por ser um HFC o R-404A possui alto GWP e ao ser substituido por Opteon™ XP40 o resultado foi a redução de 67% desse fator. O consumo de energia após Retrofit reduziu em 3% e, levando em consideração que 70% dos gastos com energia são referentes à refrigeração, o supermercado tem instantaneamente uma redução de gasto em sua conta de energia. Devido aos resultados positivos, o cliente já expandiu a substituição do fluido para outras 7 lojas.

 

  • Outra rede de supermercados que optou por utilizar um fluido refrigerante com zero potencial de degradação da camada de ozônio e Baixo GWP foi a Jaú Serve. A rede possui 35 lojas no interior paulista e decidiu utilizar o fluido refrigerante Opteon™ XP40  em sua nova loja de Lençóis Paulista. O fluido refrigerante foi utilizado em dois Racks do supermercado, um de congelados, composto por dois compressores Bitzer Octagon e outro de resfriados, composto por três compressores Bitzer 4GE. O Diretor de Logística e Expansão do Supermercado Jaú diz que optou pelo Opteon™, pois estava buscando fluidos refrigerantes com bom desempenho termodinâmico e sustentável. A equipe técnica da Chemours™ acompanhou a carga do sistema prestando suporte técnico.

 

Para mais informações sobre esses e outros Casos de Sucesso clique aqui e confira!

 

Para ver mais Boletins Informativos, clique aqui.