Selecione o cadastro


Frigorífico: saiba como escolher o fluido refrigerante do sistema

Em Frigoríficos, a produção é dividida entre área de produtos resfriados e congelados. Na primeira, a temperatura onde ficam os trabalhadores é ambiente, mas na segunda, o clima é de 11ºC na maioria dos espaços. Há ainda as câmaras de congelamento, onde funciona o estoque dos produtos, em que funcionários não têm acesso e os termômetros ficam entre 30ºC e 40ºC negativos.

Para que tudo isso seja possível, o sistema de refrigeração e condicionamento de ar de um frigorífico é fundamental, tanto para preservar as mercadorias, quanto para o conforto dos trabalhadores. E é nesse ambiente que podemos observar a importância de contar com um fluido refrigerante que tenha alta qualidade e ofereça rendimento nas diversas faixas de temperatura, pois é ele o responsável por realizar a troca térmica em um sistema de refrigeração.

Para a escolha de um fluido refrigerante em um sistema frigorífico, portanto, deve-se levar em conta fatores como:

  • Qualidade do produto;
  • Rendimento para a aplicação desejada;
  • Eficiência energética;
  • Meio Ambiente;
  • Segurança;
  • Facilidade de manuseio e manutenção.

Nesse cenário, já está presente no Brasil uma nova linha de fluidos refrigerantes capaz de atender a esses requisitos, e que já está sendo muito utilizada na Europa e Estados Unidos.

Trata-se da linha Opteon™, composta por fluidos HFOs, que tem zero potencial de degradação da camada de ozônio e baixo potencial de aquecimento global. Além disso, são produtos não tóxicos conforme classificação da ASHRAE, considerados seguros, com facilidade de manuseio.

Os fluidos da linha Opteon™ ainda oferecem para congelados uma melhora de até 4% da eficiência energética do sistema em relação ao R-404A/R-507 e de até 12% para resfriados, e permite a realização de Retrofit dos equipamentos que utilizam R-22 ou outros HCFCs e HFCs para Opteon™, com poucos ajustes, o que evita gastos com compras de novos equipamentos.

Saiba mais sobre os produtos dessa linha clicando aqui.