Selecione o cadastro


Conheça Opteon™ XP40: novo fluido para refrigeração comercial

A fim de seguir as normas do Protocolo de Montreal com a Emenda de Kigali, e atender às diretrizes e legislações vigentes, o mercado de refrigeração segue se modernizando. No quesito fluidos refrigerantes, os HFOs são a tecnologia mais inovadora presente no mundo hoje, já com produtos disponíveis no Brasil.

Entre esses produtos, podemos destacar Opteon™ XP40, um fluido HFO que tem zero potencial de degradação da camada de ozônio e baixo potencial de aquecimento global (GWP1 67% menor quando comparado ao R-404A), com características termodinâmicas bastante parecidas com as dos HCFCs e HFCs, e por isso pode substituir o R-22, R-404A, R-507 e a família R-407 em equipamentos com deslocamento positivo, expansão direta, para baixa e média temperatura, em aplicações comerciais e industriais.

Opteon™ XP40 é um fluido adequado para novas instalações, mas uma das grandes vantagens é que ele também pode ser utilizado para Retrofit de sistemas já existentes, exigindo poucas modificações, o que evita custos com a compra de novos equipamentos.

Além disso, esse HFO apresenta ótimo rendimento, e pode melhorar a eficiência energética na ordem de 3% a 12% dos sistemas de refrigeração que utilizavam HFCs. Trata-se de um produto seguro, não tóxico e não inflamável, conforme classificação da ASHRAE, e de fácil manuseio.

Muitos grandes fabricantes de compressores já homologaram o uso de Opteon™ XP40, como a Tecumseh, a Emerson Climate e a Bitzer, e este cenário mostra que a adaptação de novos equipamentos à nova geração de fluidos refrigerantes é a prova de que o mercado está caminhando para uma cultura de cuidado com o meio ambiente, por meio do uso de tecnologias mais sustentáveis.

 

(1) De acordo com AR5 – Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.