Selecione o cadastro


Inovação em fluido refrigerante para transporte refrigerado

Opteon

O transporte de produtos é algo extremamente sensível, principalmente quando se trata de alimentos, medicamentos e outros produtos que necessitam de refrigeração. Este tipo de transporte exige um controle rígido de temperaturas e deve ser adequado de acordo com às normas de transporte vigentes.

Os caminhões de transporte refrigerado são preparados com um sistema de refrigeração que mantém os alimentos conservados, sem que percam as propriedades e nutrientes, e a escolha de um fluido refrigerante adequado é a peça-chave para o sucesso desse serviço. Isso porque são os fluidos refrigerantes que desempenham a troca térmica em um sistema de refrigeração, e a qualidade dele e seu tipo impactam diretamente no rendimento do sistema.

Além disso, a área de fluidos refrigerantes está passando por uma fase de inovação, com o lançamento de produtos com menor impacto para o meio ambiente, e, ao mesmo tempo, que garantem bom rendimento. Nesse cenário, para o setor de transporte refrigerado, recentemente foi desenvolvido um fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO), chamado de Opteon™ XP44 (R-452A), como parte do portfólio de produtos da linha Opteon™, que garante o equilíbrio entre desempenho, sustentabilidade ambiental, segurança e custos.

O fluido Opteon™ XP44, apresenta zero Potencial de Degradação da Camada de Ozônio e baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP), apresentando 51%* de redução do GWP quando comparado ao R-404A / R-507A. Além disso, esse novo fluido é compatível com equipamentos e lubrificantes existentes, não sendo necessário ajustes na válvula de expansão térmica, e suas temperaturas de descarga são compatíveis com o R-404A / R-507A.

Além desses benefícios, Opteon™ XP44 permite realizar um Retrofit do R-404A / R-507A de forma rápida, fácil e com baixo custo, sendo seguro e não inflamável, e é aprovado pelos principais fabricantes de componentes e equipamentos.

A linha de fluidos refrigerantes Opteon™ traz soluções inovadoras para diversas aplicações e grandes avanços em sustentabilidade para o mercado de refrigeração.

 

 * GWP = AR5 – Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas