Selecione o cadastro


A importância da carga térmica para o rendimento do sistema

Durante o projeto de um sistema de refrigeração ou climatização, o cálculo da carga térmica é tão importante quanto à seleção adequada do fluido refrigerante. O aumento da quantidade de calor no ambiente a ser refrigerado, por exemplo, aumenta o trabalho do compressor e minimiza sua vida útil. Em um ambiente industrial, onde freqüentemente há processos nos quais o controle de temperatura é fundamental, a inadequação do projeto à carga térmica prevista pode afetar diretamente a produtividade, ou mesmo a qualidade do produto final.

É importante ressaltar que um sistema sub-dimensionado, que apresente carga térmica acima do planejado, pode comprometer todo processo de refrigeração, sendo que esse fato, às vezes, é desconhecido pela equipe responsável pela manutenção desses ambientes. Inclusive, com certa freqüência, os problemas associados aos desajustes da carga térmica são enganosamente atribuídos ao rendimento do fluido refrigerante, por exemplo, considerando-se até mesmo a hipótese da ocorrência de vazamentos.

Lembre-se sempre que o cálculo de carga térmica adequado leva em consideração as possíveis oscilações que ocorrem ao longo do ano, em função de fatores como aumento da produção; variações no número de funcionários no local; maior número de equipamentos ligados; diferentes estações do ano, isolamento insuficiente do local; entre outros. Em uma câmara frigorífica, por exemplo, os principais fatores que são considerados no cálculo da carga térmica são:

  1. Penetração pelas paredes devido à diferença de temperatura entre o exterior e o interior. A localização do ambiente faz muita diferença, pois se o sol em determinadas horas do dia atinge diretamente as paredes do local a ser refrigerado, a carga térmica tende a aumentar.
  2. Ar exterior que penetra na câmara. O ar pode penetrar devido a um isolamento indevido ou mesmo a existência de uma freqüente abertura do local.
  3. Produto a ser resfriado. O produto pode ser inserido em uma temperatura mais alta que a do ambiente. A quantidade de produto colocado na camara é maior do que o que foi considerado no projeto
  4. Outros fatores como pessoas, luzes e motores, obstrução dos evaporadores com produtos

Por isso, fique atento para respeitar as condições previstas no projeto, observando também as oscilações inesperadas dos parâmetros adotados. Com essa ação, há alguns desvios que podem ser ajustados rapidamente, o que evita possíveis problemas, como a redução da capacidade frigorífica, por exemplo. 

De olho no Conceito
Carga térmica é definida como a quantidade de calor por unidade de tempo que entra ou que é gerada no ambiente. Ela é a somatória de todas as formas de calor.