Selecione o cadastro


Cuidados para manutenção dos sistemas de refrigeração industrial

Quando o assunto é refrigeração, um dos setores mais valorizados no mercado é o de refrigeração industrial, pois garante que o ambiente mantenha uma temperatura ideal para o funcionamento de equipamentos, mantimento e estocagem de produtos, como, por exemplo, a produção de alimentos e medicamentos.

Por refrigerar esses elementos tão essenciais, a manutenção desses sistemas deve ser frequente. Em um sistema de refrigeração industrial, o refrigerista precisa estar sempre atento, em especial, ao compressor, que pode estar sujeito a falhas caso a manutenção não seja realizada corretamente, devido ao calor excessivo ou pela presença de contaminantes. Realizar manutenções e limpezas periódicas e preventivas é algo fundamental, que otimiza o funcionamento de todo o sistema.

Atualmente, um dos produtos mais utilizados como fluido de limpeza é o R-141b, devido às seguintes propriedades: 

    • Excelente solvência: elimina os contaminantes ao dissolver a sujeira que se gera quando o compressor sofre uma queima;
    • Alta densidade: permite arrastar, para fora do sistema, partículas de carbono e outros contaminantes, também provenientes da queima do compressor;
    • Inércia: inerte aos materiais de construção utilizados em praticamente todos os sistemas de refrigeração;
    • Baixo ponto de ebulição: seu ponto de ebulição (32°C) permite a eliminação total do sistema mediante a vácuo.

A limpeza do sistema com R-141b deve ser realizada em casos de:

    • Sistemas parados por muito tempo e com exposição ao meio ambiente;
    • Antes de fazer a troca de óleo mineral por óleo sintético em processos de retrofit;
    • Queima do compressor ou de obstrução do sistema.

Considerando a importância do processo de limpeza, é essencial garantir que o fluido de limpeza escolhido seja de qualidade reconhecida, a fim de que o procedimento realmente seja eficaz. Por isso, sempre adquira seus fluidos de um fabricante confiável e reconhecido no mercado.

Caso haja dúvidas sobre o procedimento de limpeza adequado, consulte nossa área técnica para maiores informações.

Lembre-se também que, ao realizar manutenções, é imprescindível o uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual pelo refrigerista, como luvas e óculos de segurança, para que se protejam de qualquer incidente que possa ocorrer no manuseio de tanques/cilindros de fluido refrigerante ou de limpeza.