Selecione o cadastro


Ar-condicionado: Um grande aliado para o verão!

Ar Condicionado no Verão CuidadosCom a chegada do final de ano, começa também o verão, trazendo uma elevação das temperaturas, o que é comum para esse período do ano. Por conta desses fatores, há um considerável aumento na procura e no uso do ar condicionado nas residências. Esse equipamento é um grande aliado nos períodos quentes e também nos frios, mas seu intenso uso durante o verão requer alguns cuidados, tanto em questões como o aumento do consumo de energia, quanto na segurança e limpeza do equipamento.

Veja abaixo algumas dicas para otimizar o uso do ar condicionado nesse verão:

Compra do ar condicionado: Antes de realizar a compra de um equipamento, confira o consumo de energia disponível no site www.inmetro.gov.br. A escolha por modelos com a tecnologia inverter pode auxiliar na economia de até 60% de energia, já que esses modelos alcançam a temperatura desejada mais rapidamente e a mantêm por todo tempo de uso.

Instalação do equipamento: É ideal que esse equipamento seja instalado em pontos mais altos da residência para melhorar a climatização do ambiente, e que não fique exposto ao sol.

Manutenção e limpeza: A manutenção e a limpeza desses equipamentos são essenciais, pois contribuem para um desempenho mais econômico, uma vez que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo potência mais alta e maior consumo de energia. Realizar as limpezas e manutenções de maneira periódica, também ajuda a manter a qualidade do ar e evitar algumas doenças, pois o filtro sujo pode ser um meio de propagação de bactérias.

Fluido Refrigerante: Um outro fator que pode auxiliar na otimização do funcionamento do ar condicionado, é a utilização de um fluido refrigerante adequado. Os fluidos refrigerante são produtos químicos responsáveis pelas trocas térmicas nos sistemas de refrigeração e climatização. Essa substância, tem como propriedade passar do estado líquido para gasoso, e vice-versa, por meio da absorção e rejeição de calor, possibilitando que o ambiente seja resfriado de maneira controlada.

Como escolher um fluido refrigerante: Por ser um produto tão essencial no ciclo de refrigeração, é importante ficar atento ao realizar a compra desses fluidos, já que no mercado há muitos produtos sem procedência e que podem prejudicar não apenas o equipamento, como também a saúde e segurança do técnico de refrigeração e de quem vive na residência, causando até explosões, caso seja um produto de procedência duvidosa e contenha substâncias inflamáveis na composição.

Por isso, algumas dicas para prevenir a compra de fluidos refrigerantes adulterados e sem procedência: escolha fabricantes de tradição no mercado, fique atento a preços muito baixos e confira na embalagem do produto: Nome, Origem, Composição, Número de lote e Peso Líquido, Dados do fabricante, confirme se possui o código da norma AHRI 700 e verique se há danos no lacre e etiquetas.

Prepare-se para o verão e utilize essas dicas para manter o ar condicionado como um aliado nas altas temperaturas.