Selecione o cadastro


R-407C vs R-438A para substituição do R-22

Considerando as restrições do Protocolo de Montreal quanto ao uso do R-22, muitos técnicos de refrigeração já estão buscando fluidos alternativos no mercado.

Uma das opções existentes, e que está causando grandes dúvidas no setor, é o uso do fluido R-407C como substituto direto do R-22. É importante ressaltar que esse produto possui características compatíveis com o R-22, porém exige modificações no sistema. O R-407C, por exemplo, trabalha somente com óleo Poliol Éster (POE), enquanto que o R-22 utiliza óleo mineral (OM).

Para que seja feito um procedimento de Retrofit em um equipamento que utiliza R-22 para passar a utilizar R-407C, é necessário que sejam feitas ao menos 3 limpezas e substituição do óleo lubrificante, para garantir que, após o processo, haja menos de 5% de óleo mineral residual, conforme orientação dos fabricantes de compressores. Em alguns casos, ainda é necessário também substituir válvulas de expansão e pode haver perda de eficiência do sistema e até quebra, caso todos os procedimentos recomendados pelo fabricante não sejam realizados.

Há no mercado outras alternativas disponíveis para substituir o R-22 sem grandes modificações no equipamento, tornando-se, muitas vezes, uma opção mais atrativa para um Retrofit. Um exemplo, é o produto Freon™ MO99 (antigo ISCEON™), que é compatível com os lubrificantes Óleo Mineral (OM), Alquilbenzeno (AB) e Poliol Éster (POE), não havendo necessidade da substituição do tipo de lubrificante na maioria dos casos.

Além de ser uma opção fácil, rápida e de ótimo custo-benefício para Retrofit do R-22, não exige troca de válvulas de expansão ou outros componentes mecânicos, não é necessário alterar o set point e em caso de vazamento, pode-se completar a carga com o mesmo fluido refrigerante.

Veja mais informações técnicas sobre esses dois produtos no site da Chemours, acessando Freon™ 407C e Freon™ MO99 (R-438A). Confira também alguns casos de sucesso de grandes empresas que já estão utilizando os fluidos refrigerantes da linha Freon™ MO, clicando aqui.