Selecione o cadastro


Novo fluido traz inovação para setor de Refrigeração Comercial

Assim como em outros setores, o setor de refrigeração está passando por inovações constantes, tanto pela preocupação com o meio ambiente, quanto pela busca por tecnologias que otimizem o uso dos produtos pelo consumidor.

Nos Estados Unidos e em países da Europa, os supermercados já passaram a adotar Opteon™ XP40, um novo fluido para refrigeração que possibilita redução de 67%1 GWP (Potencial de Aquecimento Global) se comparado ao fluido refrigerante R-404A.

A comparação ainda mostra que ambos apresentam uma performance bem semelhante, porém Opteon™ XP40 demonstra uma economia de energia2 significativa em relação ao R-404A.  Além disso, o novo fluido é à base de hidrofluorolefinas (HFO), não é inflamável e possui zero potencial de degradação da camada de ozônio.

Opteon™ XP40 proporciona a combinação de melhor eficiência energética com boas propriedades ambientais e é considerado um ótimo substituto para os fluidos usados atualmente pelo setor, como R-404A/R-507, R-22 ou R-407A.

Esse produto é adequado para novas instalações, bem como para retrofit dos sistemas existentes, é compatível com lubrificantes atuais e aprovado pelos principais fabricantes de componentes e equipamentos de refrigeração, o que facilita o procedimento de troca.

Estima-se que Opteon™ XP40 será usado em mais de mil supermercados e sistemas de refrigeração comercial do mundo até o final deste ano.

(1) * De acordo com AR5 – Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas;
(2) Em alguns casos consumo energético menor, 8-12% para média temperatura e 3-4% para baixa temperatura,  em comparação ao R-404A / R-507.