Selecione o cadastro


Retrofit em Chillers de Centros Comerciais

A preocupação ambiental é algo presente em diversos setores atualmente, e os shoppings e edifícios comerciais são um exemplo disso. Muitos deles já buscam adotar tecnologias mais verdes em seus processos, e incluem também nessa iniciativa a adequação de seus sistemas de climatização, através do uso de equipamentos e insumos que sejam mais amigáveis para o meio ambiente.

Assim, quando se fala em fluido refrigerante, parte integrante de um sistema de climatização, a alternativa mais empregada, ultimamente, tem sido a substituição dos CFCs e HCFCs pelos HFCs – fluidos refrigerantes livres de cloro, que não degradam a camada de ozônio.

Considerando que nesses tipos de edificações é muito comum a existência de Chillers – resfriadores de líquido – veja abaixo algumas alternativas de fluidos refrigerantes HFCs para esses equipamentos.

Chillers Centrifugo que operam com R-12

Nesse caso, o produto mais indicado para Retrofit é o fluido Freon™ 39TC (antigo ISCEON™ - R-423A).

Considerando que desde 2007 o R-12 não pode ser mais produzido, nem importado para o Brasil, não é raro que esta substituição seja imprescindível para que muitas empresas continuem utilizando os equipamentos que já se encontram instalados.

Chillers que operam com R-22

O R-22 é um fluido refrigerante que está sob regulação do Protocolo de Montreal, dessa forma, caso queira antecipar a adequação à legislação, o substituto mais indicado para ele é o Freon™ MO99 (antigo ISCEON™ – R-438A). Trata-se de um HFC com performance similar ao R-22, que, na grande maioria dos casos, proporciona os seguintes benefícios durante o processo de Retrofit:

  • Torna desnecessária a troca de óleo lubrificante, uma vez que é compatível com óleo OM, POE ou AB.
  • Dispensa a troca de dispositivos do sistema, como válvulas de expansão;
  • Reduz a temperatura de descarga, o que possibilita o prolongamento da vida útil do equipamento.

Confira aqui alguns casos de sucesso de Retrofit da Chemours e lembre-se que, antes de realizar esse procedimento, é importante verificar as informações dos Boletins Técnicos e Guias Retrofit desses produtos. Entre, também, em contato com a área técnica da Chemours para esclarecer eventuais dúvidas clicando aqui.