Selecione o cadastro


Novo fluido refrigerante para A/C Automotivo

Como parte das inovações no mercado de refrigeração, o setor de A/C Automotivo ganha um novo fluido com tecnologia sustentável HFO (Hidrofluorolefina), que pode substituir os HCFCs e os HFCs. Esse composto apresenta zero potencial de degradação da camada de ozônio e baixos níveis de GWP (Potencial de Aquecimento Global).

Opteon™ YF (HFO-1234yf), é um HFO indicado para o sistema de ar-condicionado automotivo e que já está sendo utilizado nos mercados Europeu, Americano e Japonês, e foi lançado no Brasil e México ano passado. Oferece alto desempenho para ar condicionado automotivo, tem um potencial de aquecimento global (GWP) igual a 1 e possui baixa flamabilidade, sendo considerado bastante seguro pelos testes realizados pela indústria automobilística.

Essa tecnologia já está sendo utilizada nos novos modelos de carros importados em muitos países, e deve ganhar força no Brasil nos próximos anos.

Devido a necessidade de triplicar a capacidade de fabricação dos produtos da linha Opteon™, principalmente para produção de HFO-1234yf, recentemente, foi anunciado pela Chemours o investimento para a construção da nova unidade de produção dessa linha, no Texas, nos Estados Unidos.

A nova planta será a maior instalação do mundo para a fabricação de HFO (hidrofluorolefina) e atenderá diversas regiões do mundo, como a América Latina, América do Norte e Europa. Há uma estimativa de que 40 milhões de carros usando HFO-1234yf estarão em circulação até o final de 2017, atingindo 140 milhões até o final de 2020 no mundo todo.

A linha Opteon™ traz grandes avanços ao mercado e é tendência para os próximos anos. Para conhecer mais sobre a linha e suas aplicações, acesse o site www.opteon.com (em inglês).