Selecione o cadastro


Nova Geração de Fluidos Refrigerantes para A/C Automotivo

Durante o ano de 2015 o mercado internacional automobilístico recebeu representativos investimentos em tecnologias mais avançadas e inteligentes. O setor de ar condicionado automotivo foi um desses setores, recebendo a quarta geração de fluidos refrigerantes: HFOs com zero potencial de degradação da camada de ozônio e baixos níveis de GWP (Potencial de Aquecimento Global).

Essa nova tecnologia, já presente nos Estados Unidos, Japão e Europa começa a ditar o futuro do setor de A/C automotivo no Brasil e no mundo.

À base de hidrogênio, flúor e carbono, os fluidos refrigerantes HFOs (Hidrofluorolefinas) da Chemours, estão classificados para aplicações em diversas categorias. Para o mercado automobilístico, o produto é Opteon™ YF, que possui zero potencial de degradação da camada de ozônio e um potencial de aquecimento global (GWP) igual a 1, segundo a AR5.

Em comparação com o R-134a, fluido utilizado atualmente e que corresponde à terceira geração de fluido para aplicação automobilística, essa nova tecnologia representa uma queda de mais de 99.9% no nível de GWP. Um outro ponto bastante importante é que o ciclo de vida de Opteon™ YF na atmosfera é de apenas 12 dias.

No Brasil, essa tecnologia deve ganhar força nos próximos anos, já que em muitos países já se observa que muitos dos novos modelos de carros importados já estão sendo fabricados com Opteon™ YF em seu sistema de ar condicionado.

Para saber mais sobre essa nova tecnologia e entender os detalhes sobre suas aplicações e informações técnicas acesse o site da Chemours Opteon™ YF (em inglês).