Selecione o cadastro


Manutenção de Geladeiras: um setor que está crescendo no mercado de refrigeração

Mesmo frente às altas nos preços e a queda na busca de produtos e serviços no Brasil em 2015, alguns setores como o de refrigeração ganham espaço quando o negócio é manutenção doméstica.

A manutenção de equipamentos de refrigeração doméstica tem crescido nos últimos meses, principalmente no que diz respeito aos refrigeradores, popularmente chamados de geladeiras, e as tendências para 2016 seguem esse mesmo rumo.

Um ponto importante e preocupante que se observa junto a essa tendência, é a presença de produtos de baixa qualidade e sem garantia de origem, que diversos profissionais têm encontrado à disposição no mercado, como, por exemplo, o caso dos fluidos refrigerantes adulterados.

Como se sabe, o fluido mais presente e comum em refrigeradores é o R-134a, que possui uma composição 100% pura, sem misturas. Esse fluido refrigerante tem alto desempenho para aplicação em refrigeração doméstica, porém muitos profissionais têm visto no mercado fluidos refrigerantes que se apresentam como sendo R-134a, mas que, na verdade, em sua composição são encontrados outros elementos, tornando-se uma mistura desconhecida. Assim, esse produto perde suas propriedades, ocasionando um mal funcionamento do equipamento e colocando em risco a segurança dos profissionais que atuam no setor.

Para evitar esse tipo de risco vale sempre ficar atento aos detalhes e exigir a qualidade do produto que você conhece, evitando possíveis problemas e acidentes.

A Chemours, empresa que surgiu a partir da divisão de Especialidades Químicas da DuPont, tem investido fortemente em conscientizar e alertar o mercado para esse problema tão recorrente e sério. Para saber mais sobre os problemas causados pelos fluidos adulterados e sem garantia de origem clique aqui.