Selecione o cadastro


Vazamento de Fluidos Refrigerantes: Riscos Técnicos para o setor Industrial

Sistemas de refrigeração Industrial exigem cada vez mais a atenção dos profissionais do setor frente a manutenção dos equipamentos. Um ponto bastante importante e que tem gerado dúvidas junto aos técnicos é com relação a recarga do fluido refrigerante, que se não for acompanhada de perto pode até danificar os equipamentos.

Segundo a norma internacional ASHRAE, os fluidos refrigerantes são divididos como sendo puros ou misturas. Vejamos alguns exemplos abaixo:

De forma geral, quando um fluido refrigerante vaza do sistema, por motivos diversos, é fundamental que o técnico saiba se esse era uma mistura ou não. Outro ponto importante é saber onde está este vazamento, sendo os pontos críticos condensação e na evaporação. Essas informações possibilitam saber se será necessário somente uma recarga para completar a quantidade de fluido no sistema ou se será necessário retirar e descartar todo o fluido refrigerante ali presente para a aplicação de um novo.

Esse processo parece simples, porém exige muita atenção e acompanhamento por parte do profissional. Um erro pode fazer com que o equipamento opere de forma irregular, com oscilações térmicas e elétricas, ou até mesmo quebre por variação de pressão.

Fique atento e sempre busque entender o histórico do equipamento e seus componentes para evitar possíveis falhas ou acidentes.