Selecione o cadastro


Retrofit como estratégias para sistemas Chillers

Tecnologias de Refrigeração estão presentes no dia a dia operacional de diversas indústrias em todo Brasil. Sistemas de alta performance, os Chillers lideram esse mercado que cresce ano a ano e exige novas tecnologias que se adaptem às necessidades operacionais e à legislação vigente.

Os Chillers, em sua grande maioria, funcionam com o fluido refrigerante R-22, que apresenta alto desempenho em equipamentos novos. Porém, a partir do Protocolo de Montreal - legislação que regula a importação de produtos HCFCs – muitas empresas têm buscado um produto com especificações similares ao R-22, adotando, assim, o processo de Retrofit com o fluido HFC (hidrofluorcarbono) ISCEON™ MO99.

Um recente caso de Retrofit na indústria alimentícia ocorreu em São José dos Pinhais, na empresa Nutrimental, a qual passou por um processo de substituição de R-22 por ISCEON™ MO99. Segundo afirma Rodrigo Raffler, coordenador de manutenção da empresa:

“A Nutrimental tem entre seus valores corporativos o compromisso de investir na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para o setor alimentício. Essa postura estende-se a medidas de caráter ambiental, daí a decisão por realizar o Retrofit”.

Assim como a Nutrimental, diversas outras companhias têm investido em uma manutenção que atenda às determinações da legislação vigente e que tenha melhor custo-benefício, como o Retrofit para ISCEON™.

Para conhecer outros casos de sucesso de empresas que realizaram o Retrofit com os fluidos alternativos da Chemours, ao clicar aqui.