Selecione o cadastro


Boas práticas de refrigeração garantem economia para supermercados

 

 

Os sistemas de refrigeração em supermercados representam uma área importante para esse setor e, em geral, são apontados como um dos responsáveis pelo grande consumo de energia de uma loja. Normalmente, esse consumo de energia poderia ser reduzido através da adoção de práticas efetivas de negócio que visam o ganho contínuo do supermercado, não apenas o imediato.

No caso específico dos sistemas de refrigeração, quando a gestão do supermercado atua de forma mais imediatista, ela normalmente realiza a manutenção corretiva, em que somente é feito o reparo quando um vazamento ou problema de funcionamento é detectado, o que pode ocasionar maiores gastos com:

· Perda de produtos, que se deterioram nos expositores devido a falha do sistema;

· Perda de clientes, pela falta de qualidade e segurança alimentar;

· Aumento do consumo de energia em até 30%, devido à perda de eficiência do equipamento.

A fim de reduzir custos e evitar falhas de sistema, o ideal é que os supermercadistas pratiquem a manutenção preventiva, considerando que, segundo o Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado, a melhor forma de se prever problemas nos equipamentos frigoríficos é elaborar uma Planilha de Manutenção Preventiva, que inclua o registro rotineiro das condições de funcionamento do sistema.

A Planilha de Manutenção Preventiva deve:

· Registrar periodicamente as pressões, temperaturas, superaquecimento, sub-resfriamento, etc.

· Fornecer dados para se acompanhar o desempenho do sistema durante todo o ano.

· Fornecer dados que facilitem detectar problemas antecipadamente.

Além disso, a escolha de uma empresa de manutenção habilitada para este serviço, o sistema corretamente projetado para a dimensão da loja e a utilização de um fluido refrigerante de qualidade são também pontos importantes que auxiliam a redução de custos com os sistemas de refrigeração.

A Chemours, fabricante mundial de fluidos refrigerantes, oferece produtos de alta qualidade para o setor supermercadista, atendendo aos requisitos de funcionamento de diversos sistemas de refrigeração com eficiência. Você pode conferir a linha de produtos da Chemours aqui.

 

Fonte: Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado. Uma realização de MMA – Ministério do Meio Ambiente, ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, e ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado Ventilação e Aquecimento.