Selecione o cadastro


Classificação de fluidos refrigerantes auxilia na segurança

Como uma forma de classificar cada fluido refrigerante em relação à segurança, auxiliando também na escolha do melhor produto para cada equipamento, surgiu a norma ASHRAE 32-94, que indica o nível de toxicidade e inflamabilidade desses produtos.

Cada fluido é classificado da seguinte forma:

Toxicidade:

• Classe A - Compostos cuja toxicidade não foi identificada.

• Classe B - Foram identificadas evidências de toxicidade.


Inflamabilidade:

• Classe 1 - Não se observa propagação de chama em ar a 18oC e 101,325 kPa.

• Classe 2 - Limite inferior de inflamabilidade (LII) superior a 0,10kg/m3 a 21oC e 101,325 kPa, Poder Calorífico inferior a 19.000 kJ/kg.

• Classe 3 - Inflamabilidade elevada, caracterizando-se por LII inferior ou igual a 0,10kg/m3 a 21oC e 101,325 kPa, Poder Calorífico superior a 19.000 kJ/kg.

Em um exemplo de aplicação prática da norma ASHRAE, podemos utilizar o segmento de refrigeração industrial, que inclui instalações de grande porte como frigoríficos e indústrias alimentícias em geral, onde é comum ser encontrado dois tipos diferentes de fluidos refrigerantes: Amônia e os Fluidos Refrigerantes Halogenados.

Quando falamos em Fluidos Refrigerantes Halogenados, de acordo com a norma ASHRAE 32-94, os HFCs, substitutos dos CFCs e HCFCs, são classificados como A1, por não apresentarem nível de toxicidade (A) e inflamabilidade (1). Já a Amônia, muito utilizada em sistemas de refrigeração industrial devido à sua capacidade de refrigeração, é classificada como B2, sendo tóxica (B) e apresentando grau médio de inflamabilidade (2).

Refrigerante

Classe

(HFC) R-134a

A1

(Amônia) R-717

B2

Dessa forma, através dessa análise podemos concluir que, diferentemente dos fluidos halogenados, o uso da Amônia deve ser restrito a locais afastados de áreas muito povoadas, e que as instalações industriais devem considerar que sua operação seja supervisionada por pessoal técnico especializado.

Portanto, a norma ASHRAE é um importante instrumento para os profissionais do setor de refrigeração analisarem a segurança e demais aspectos importantes a serem observados em relação a escolha dos fluidos refrigerantes, desde o projeto, instalação, operação e manutenção de qualquer instalação. Desta forma, fique atento às normas existentes e procure sempre buscar por produtos altamente seguros e de procedência confiável.