Selecione o cadastro


Climatização traz oportunidades de crescimento profissional

 

 

O setor de climatização tem apresentado importante crescimento nos últimos anos, principalmente devido as novas tecnologias apresentadas pela indústria para o setor, por meio do lançamento de novos equipamentos e sistemas, e o consequente aumento da demanda e interesse por parte dos consumidores.

Dentre as tecnologias apresentadas, os aparelhos de ar condicionado modelo Split vem ganhando destaque no mercado. Segundo um  estudo realizado sobre o mercado de refrigeração pela ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Calefação e Ventilação), 70% dos consumidores optaram por comprar um aparelho de ar condicionado para sua residência em dezembro, fazendo com que as vendas de Splits aumentassem, em média, 32% em relação aos as vendas efetuadas em dezembro de 2011.

Isso representa uma grande oportunidade para os profissionais do setor HVAC-R, principalmente  para instaladores e técnicos de refrigeração e ar condicionado, que poderão contar cada vez mais com o crescimento de sua área de atuação. Entretanto, para que possam obter sucesso nessa nova situação de mercado, é imprescindível que esses profissionais estejam bem preparados, atentos às novas tecnologias e mantendo-se sempre atualizados. 

Diante disso, um dos pontos importantes que se deve prestar atenção é a mudança gradual de tecnologia dos fluidos refrigerantes nos equipamentos. Apesar de muitos aparelhos de ar condicionado ainda utilizarem o R-22 para seu funcionamento, já existem no mercado novos modelos saindo de fábrica com Suva™ 410A, por exemplo, fluido alternativo ao Protocolo de Montreal que melhora a performance do equipamento em até 40%, quando comparado ao desempenho obtido com R-22, porém trabalha com uma pressão significativamente mais alta.

Essas diferenças de atuação de um fluido refrigerante para outro, bem como as características específicas de cada um, além de conhecer os novos equipamentos e tecnologias lançados, vão exigir cada vez mais que o profissional do setor busque mais informações e conhecimento, o que será a chave para seu crescimento profissional.

 

Imagem cedida por winnond, publlicada em 24 de Junho 2012. Stock photo - imagem ID: 10087848